Pular para o conteúdo principal

Violência contra a mulher e doação de sangue, dois temas da maior relevância.


"Segundo dados das ocorrências policiais envolvendo a violência contra a mulher, reunidos pela Divisão de Estatística Criminal da Secretaria de Segurança Pública do RS, somente em 2010, Porto Alegre registrou o maior número de casos (52.227), seguida de Caxias do Sul (11.111), de Pelotas (8.815), de Santa Maria (8.002) e de Canoas (7.986). Dados denunciantes da persistente injustiça social que atinge o sexo feminino no Estado.
Reduzir a violência contra as mulheres e promover o desenvolvimento de um Estado de forma equânime é um desafio para todas e todos os gaúchos." (fonte: Secretaria de Proteção à Mulher)

Por outro lado:

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores."(fonte: Revista Vivasaúde)

Dois temas da maior importância e que têm suas campanhas, não por acaso, concomitantes. É dever de todo cidadão aderir a ambas, na primeira denunciando os agressores ou incentivando vítimas a fazê-lo. Na segunda, havendo condições físicas para doar sangue, fazê-lo por humanidade e, também porque, nunca se sabe o dia de amanhã, pode ser que um familiar nosso, ou mesmo nós, venhamos a precisar.

Comentários

  1. Concordo plenamente. Ambas a campanhas cuidam da preservação da vida, bem maior de todo o ser humano, que merece viver com dignidade e bem estar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA NACIONAL DO LIVRO

Um dos meios de comunicação mais  importante no processo de desenvolvimento do indivíduo, é o  LIVRO .   O  dia 29 de outubro  foi escolhido para ser o  “Dia Nacional do Livro” , por ser a data de aniversário da fundação da  Biblioteca Nacional , que nasceu com a transferência da  Real  Biblioteca portuguesa  para o Brasil. Foi transferida dia 29 de outubro de 1810. O Brasil passou a  editar livros a partir de 1808  quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi  "Marília de Dirceu ", de  Tomás Antônio Gonzaga . O Portal Educar para Crescer da editora Abril elaborou uma lista de autores  brasileiros, para ler dos 2 aos 18 anos no site : http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ . Nas aulas de Português ( com a professora Rogéria) e Memórias e Crônicas (com a professora Andrea), estamos desenvolvendo temas  em forma de poesias, contos e crônicas, com o intuito de...

SEMANA FARROUPILHA

A  Semana Farroupilha  é um evento festivo da  Cultura gaúcha ,  que se comemora de   14  a  20 de setembro  com desfiles em  homenagem   a  líderes  da  Revolução Farroupilha .  O evento lembra o começo da  Revolução Farroupilha , a mais longa  revolução  do  Brasil , que durou quase  dez  anos   e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A  Semana Farroupilha  é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada :  as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros. Nos CTG,  Centro de Tradição Gaúcha , as atividades são muitas:  almoços campeiros, com um bom Churrasco, Arroz de China Pobre, Carreteiro, pratos típicos da culinária gaúcha: muitos Bailes, muitos concursos de Trovas, Declamações e música gaú...

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

. Queremos atingir a meta de  100% de vacinação na  Escola para Adultos. E quiçás  entre os blogueiros  que nos acompanham. Saiba mais: 27/04/2016 16h44   - Atualizado em   27/04/2016 16h44 Saúde inicia sábado vacinação contra gripe; meta é imunizar 49,8 milhões Campanha vai até o dia 20 de maio e não deve ser prorrogada, diz ministro. Vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B. Gabriel Luiz Do G1 DF FACEBOOK O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe (Foto: Gabriel Luiz/G1) A campanha nacional de vacinação contra influenza começa neste sábado (30), com objetivo de  imunizar 49,8 milhões de pessoas até dia 20 de maio , informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24). A previsão é de que a campanha – que foi  antecipada em alguns estados e no DF  – não seja prorrogad...