sábado, 19 de novembro de 2011

Dia da Bandeira - 19 de outubro

História do Dia da Bandeira
"O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. ...

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada." ( Wikipédia - Google)

Criação da Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Linhares. Foi inspirada na bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial, segundo Pedro Paulo Penna Trindade - site Achetudo.

Dados interessantes sobre esse símbolo da Pátria que, ao ser hasteado, emociona onde quer que se esteja.

"Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz!!"

2 comentários:

  1. Este dia é muito especial,por duas razões: a bandeira e minha história de vida.A respeito, postei no meu blog o porquê.

    ResponderExcluir
  2. Eu li, não tem como esquecer,bandeiras desfraldadas!!rsrsrs

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.