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VIAGEM DE ESTUDOS DA EA PARA MORRETES - PR

A história da ferrovia

Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá guarda muitas histórias começando por sua construção. O projeto inicial ligaria o litoral Paranaense ao Paraguai, mas não deu certo. Em 1880 começou a construção que durou cinco anos. A obra foi um tanto quanto ousada, pois além de ser muito moderna se comparar com a falta de tecnologia da época, foi uma das primeiras a ser realizada sem mão de obra escrava.
A estrada de ferro foi inaugurada em 1885, em Paranaguá, por D. Pedro II, com mais de 40 pontes e diversos túneis
  • Hoje as atividades da ferrovia se dividem entre o turismo e o transporte de cereais e minerais, uma vez que desemboca no importante Porto de Paranaguá.
.Morretes

A viagem pela Ferrovia Curitiba-Morretes-Paranaguá é, de fato, uma viagem no tempo. Depois de cruzar toda a serra do mar, a chegada em Morretes também surpreende, não só pela belíssima arquitetura colonial, mas também pelo calor. A cidade foi fundada em 1721 e a impressão que fica é a de que a cidade parou no tempo. Casarões bem conservados, ruas de pedra, muitas árvores e uma estrutura para receber turistas surpreendente.

E mesmo com toda a paisagem e cultura local, Morretes é reconhecida pela gastronomia - para ser mais exato, por um prato em especial
: o Barreado. O prato, de origem açoriana, é uma espécie de ensopado de carne, mas diferente dos convencionais, pois fica no cozimento por aproximadamente vinte horas. O prato é acompanhado por arroz, farinha de mandioca e banana.

Morretes ainda guarda outras curiosidades. Rica na plantação de gengibre, lá você pode saborear um delicioso e tradicional
 sorvete de gengibre, além de provar a famosa cachaça de banana. A cidade também é um atrativo para quem gosta de passeios mais radicais, começando pelo rafting no Rio Marumbi, que divide a cidade. É possível também praticar montanhismo, trilhas com cachoeira e passeios de bike.
 8:30h da manhã, estávamos na Rodoferroviária de Curitiba O trem que percorre os cerca de 74 km do trajeto entre as duas cidades paranaenses começa tranquilamente, atravessando diversas cidades que cercam Curitiba. Por todo o percurso é possível ver muitas araucárias, árvore símbolo da região. A aventura começa na travessia do Túnel Roça Nova, o mais elevado da linha, a 955 metros acima do nível do mar, e com 457 metros de extensão.Entre os pontos altos estão a Represa de Cangaíba, as ruínas das antigas estações, os canyons, a cachoeira Véu da Noiva, o Pico do Marumbi e a ponte São João toda construída em aço, que nos dá a sensação de estar sobrevoando por um grande abismo.

A viagem leva aproximadamente três horas e meia. O trem faz a descida em velocidade reduzida, permitindo que os turistas consigam registrar tudo com detalhes. É possível fazer o caminho de volta com o trem, mas há também a opção de subir com as vans que de hora em hora levam os turistas de volta a Curitiba.
Nossa turma  foi de trem e voltou com nosso ônibus da excursão.

Comentários

  1. Foi um belo e proveitoso passeio e viagem! Valeu! bjs, chica

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  2. Comentei esta postagem no Lia lendo a vida.
    Muito boa viagem esta,
    Ver de trem.
    Lindo demais.

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  3. Oi amiga,vim matar a saudades. Estou afastada por esta cuidando de mamys e nem sei quando voltarei. Os postes são programados para ñ ficar muito tempo sem atualização. Mas não esqueço de vcs. Prometo que assim que der visitarei todos vcs. Bjsss Bjss

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  4. Oi, Lia!
    Tenho muita curiosidade para conhecer Morretes, ainda mais agora que disse que a cidade parou no tempo. Eu tinha lido sobre as viagens de trens pelo Brasil e me parece que essa empresa do sul é a mesma que administra a linha do Espírito Santo. D. Pedro II era mesmo um homem à frente do seu tempo e não à toa foi convidado a governar a Grécia naquele tempo - Li sobre isso agora em ocasião da posse do novo presidente da Grécia. Os governos atuais do Brasil não constróem, apenas destróem...
    Obrigada pela partilha!
    Beijus,

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  5. Ola, Lia, vim conhecer seu cantinho, e ja aproveitei para conhecer um pouco mais da Historia, da ferrovia, um dos meu sonhos e fazer essa viagem de trem,que parece ser fantastica, alem de poder conhcer Morretes, que ouço tanto falar que eh uma cidade maravilhosa, mais ainda nao tive a aportunidade de conhecer. bjs e otima semana.

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  6. Oi Lia! Conheci esta região do Paraná há muitos anos atrás,com meus pais. Gostei muito e fiquei com o desejo de voltar um dia, com mais calma. Legal que colocaste um pouco da história do lugar e da ferrovia, gosto quando colocam mais informações nas postagens de viagens. Também tento fazer isso, mas não tenho viajado muito. Fiz mais nas remadas que fizemos pela Lagoa dos Patos e alguns rios, estão com os marcadores "caiaques". Uma boa Páscoa para ti!

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