quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

VIAGEM DE ESTUDOS DA ESCOLA PARA ADULTOS COM DESTINO AO PARANÁ

Neste semestre os alunos da EA programaram uma Viagem de Estudos à Curitiba e Morretes , no Paraná. As alunas em número de vinte e três, viajaram do dia  trinta de novembro a três de dezembro, trazendo na bagagem muitas novidades e alegria, pelos momentos emocionantes que vivenciaram. Trago um pouco de informação hoje  e, aos poucos, acrescentarei mais.
Com uma área de 199.554 km² - corresponde a 2,3% da superfície total do Brasil – o Paraná tem cinco regiões geográficas – Litoral, Serra do Mar, Primeiro, Segundo e Terceiro Planaltos – e a multifacetada cultura de seu povo - formado predominantemente por descendentes de poloneses, italianos, alemães, ucranianos, holandeses, espanhóis e japoneses que aqui se fixaram, juntando-se ao índio, ao português e ao negro - transformam o Estado em um importante destino, equipado com uma eficiente estrutura. A população  é de 11.081.692 em 1º de julho deste ano.  
.Curitiba, é um município brasileiro, capital do estado do Paraná, localizado a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. É a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil e a segunda maior da Região Sul, ficando somente atrás da Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital do Paraná ao longo dos últimos anos tem se consolidado como a cidade mais rica do Sul do país e a quarta em nível nacional.
Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada Província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus,  ao longo do século XIX, na maioria, alemães, poloneses, ucranianos e italinos.
A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita. se preocupa, de forma conjunta, em ser ecologicamente sustentável, com qualidade de vida, boa infraestrutura e dinamismo econômico, e no cenário global, é considerada um dos centros mais globalizados do planeta.  FonteWikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.