Pular para o conteúdo principal

Os contrastes que o inverno proporciona.

Estamos em pleno outono, o inverno que só começa em 22 de junho, portanto daqui há 13 dias, se anuncia rigoroso. A imagem que vemos reproduz a geada que se formou sobre os campos de Santa Maria e região nesta madrugada que passou.
 Café, chocolate quente, fondue, sopa, mocotó, amendoim torrado, pinhão assado na chapa são delícias que ajudam a suportar o frio ao lado dos mantôs, cashemeres, cachecóis, botas, pantufas, polainas, chapéus e outros tantos acessórios que nos fazem elegantes e charmosos. O toque romântico  do inverno fica por conta do fondue, de um bom vinho, do fogo na lareira e de uma boa companhia. 
Ao lado dessas maravilhas temos também a outra dimensão do frio, a da falta de agasalho, da fome, do ter que dormir amontoado para se aquecer, quem sabe até tomar uns goles de cachaça para aguentar a friagem. Triste contraste, aquilo que para uns inspira e é romântico para outros significa tristeza, desalento e esperança de que as campanhas que são feitas anualmente possam trazer um pouco mais de calor, o calor humano que espanta o frio da pobreza, da necessidade, do desamparo. 
Olhemos nos nossos roupeiros que, assim como o meu, por certo está abarrotado de roupas que, por não mais estarem na moda, ficarão guardadas para quem sabe nunca mais serem vestidas.
O desapego, nestas horas é mais do que uma atitude pessoal para abrir espaço para novos rumos, é imperioso e vai amenizar a falta de agasalho para este inverno que se anuncia como muito rigoroso.
Procuremos os postos de arrecadação. Vamos fazer um mutirão contra o frio, agasalhemos tantos quantos forem possíveis para podermos curtir as maravilhas que o frio proporciona e curtirmos sem remorsos esta linda e contraditória  estação que é o inverno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA NACIONAL DO LIVRO

Um dos meios de comunicação mais  importante no processo de desenvolvimento do indivíduo, é o  LIVRO .   O  dia 29 de outubro  foi escolhido para ser o  “Dia Nacional do Livro” , por ser a data de aniversário da fundação da  Biblioteca Nacional , que nasceu com a transferência da  Real  Biblioteca portuguesa  para o Brasil. Foi transferida dia 29 de outubro de 1810. O Brasil passou a  editar livros a partir de 1808  quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi  "Marília de Dirceu ", de  Tomás Antônio Gonzaga . O Portal Educar para Crescer da editora Abril elaborou uma lista de autores  brasileiros, para ler dos 2 aos 18 anos no site : http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ . Nas aulas de Português ( com a professora Rogéria) e Memórias e Crônicas (com a professora Andrea), estamos desenvolvendo temas  em forma de poesias, contos e crônicas, com o intuito de...

SEMANA FARROUPILHA

A  Semana Farroupilha  é um evento festivo da  Cultura gaúcha ,  que se comemora de   14  a  20 de setembro  com desfiles em  homenagem   a  líderes  da  Revolução Farroupilha .  O evento lembra o começo da  Revolução Farroupilha , a mais longa  revolução  do  Brasil , que durou quase  dez  anos   e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A  Semana Farroupilha  é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada :  as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros. Nos CTG,  Centro de Tradição Gaúcha , as atividades são muitas:  almoços campeiros, com um bom Churrasco, Arroz de China Pobre, Carreteiro, pratos típicos da culinária gaúcha: muitos Bailes, muitos concursos de Trovas, Declamações e música gaú...

Proteja o seu balão.

Na última quinta feira, tivemos uma aula extra de Gestão das Relações Humanas. O Prof. João Carlos nos surpreendeu com uma dinâmica que nos levou a encher balões, segurar um palito, fazer um círculo e jogando os balões para cima, mantê - los no ar, protejendo - os dos demais colegas. Passados alguns minutos, o professor nos instigou a atacar os demais balões com o intuito de afastar o "perigo" que eles significavam para o nosso balão. A partir daí foi um ataque geral, partimos com nossa "arma" para cima dos balões alheios e, um após outro, foram todos estourados.Feito isto, sentamo - nos e fizemos uma análise do nosso comportamento. Chegamos à conclusão de que demoramos para "agredir nossos adversários" porque, na realidade, não há competição entre nós, não nos vemos como adversários e, sim, como amigos, colegas. Em turmas de alunos mais jovens, segundo o professor, a iniciativa de furar o balão alheio, com o intuito de proteger o seu, é quase imediata. Po...