Pular para o conteúdo principal

OUTUBRO ROSA


Acontece hoje à tarde na EA a manifestação de apoio ao Outubro Rosa.

Transcrevo a crônica de Martha Medeiros, publicada na ZH do último domingo, dia 30 de outubro, como forma de compensar minha ausência em mais um evento da EA.

E, concordo com a Martha, esta é uma campanha para ser estendida para além de Outubro.

MAMOGRAFIA

Martha Medeiros

Fiz minha primeira mamografia aos 39 anos. Cheguei na clinica sem saber direito do que se tratava.

Achei que o exame era parente das tomografias computadorizadas e que eu ficaria à disposição dos médicos por muitas horas. Coragem.

Foi quase uma decepção. O exame leva poucos minutos. A funcionária da clínica tira duas radiografias do seio esquerdo e depois duas radiografias do seio direito. Mais uns minutos aguardando para avaliarem se o procedimento foi bem realizado ou se será preciso repetir, e, não precisando, pode colocar sua roupa e adeusinho, passe bem.

Só isso?

É rápido e indolor, mas não é só isso. É tudo isso. Tudo o que uma mamografia significa: a diferença entre a vida e a morte, por mais dramática que esta frase possa soar. Em pouco tempo, o resultado estará em suas mãos e, com sorte, você não terá nada, saúde perfeita. Eu fiz umas quantas mamografias depois da primeira, e o resultado foi sempre positivo.

Com menos sorte, mas com sorte ainda, você talvez descubra um pequeníssimo nódulo, e o fato de tê-lo descoberto tão cedo dará a você a chance de extraí-lo sem maiores traumas e tocar sua vida normalmente.

Mulheres que tem condições de marcar hora numa clinica particular não o fazem por preguiça, pois informações temos tido bastante, inclusive estamos encerrando o Outubro Rosa, uma iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femema), que visa conscientizar as mulheres da importância de se prevenir contra um dos cânceres que mais mata no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul.

Mas, infelizmente, a maioria das mulheres não pode ir a uma clinica, tendo que recorrer ao SUS. Por isso, reivindicamos aos órgãos públicos maior sensibilização quanto à necessidade de se adquirir novos equipamento e consertar aqueles que estão estragados, a fim de que a mamografia seja uma exame tão corriqueiro quanto tirar sangue num laboratório. Mamografia não é luxo. É um direito.

São esses os passos para diminuirmos os índices alarmantes de mulheres que morrem de um câncer que poderia tranquilamente ser curado. Primeiro: que todos os hospitais e postos de saúde tenham o equipamento funcionando para que possam atender dezenas de pacientes todos os dias, já que é um exame que não toma muito tempo. Segundo: que as próprias mulheres se interessem mais pelo assunto e não entreguem seu destino nas mãos de Deus. Há diversas razões que levam ao óbito, e a pior delas é a morte por ignorância.

Outubro Rosa é só o nome de uma campanha, mas pode se estender para novembro, dezembro, janeiro. E Você nem precisa gostar de cor-de-rosa. Mais importante do que ser identificada como uma mulher feminina é ser identificada como uma mulher inteligente

Faça já.

Comentários

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA NACIONAL DO LIVRO

Um dos meios de comunicação mais  importante no processo de desenvolvimento do indivíduo, é o  LIVRO .   O  dia 29 de outubro  foi escolhido para ser o  “Dia Nacional do Livro” , por ser a data de aniversário da fundação da  Biblioteca Nacional , que nasceu com a transferência da  Real  Biblioteca portuguesa  para o Brasil. Foi transferida dia 29 de outubro de 1810. O Brasil passou a  editar livros a partir de 1808  quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi  "Marília de Dirceu ", de  Tomás Antônio Gonzaga . O Portal Educar para Crescer da editora Abril elaborou uma lista de autores  brasileiros, para ler dos 2 aos 18 anos no site : http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ . Nas aulas de Português ( com a professora Rogéria) e Memórias e Crônicas (com a professora Andrea), estamos desenvolvendo temas  em forma de poesias, contos e crônicas, com o intuito de...

SEMANA FARROUPILHA

A  Semana Farroupilha  é um evento festivo da  Cultura gaúcha ,  que se comemora de   14  a  20 de setembro  com desfiles em  homenagem   a  líderes  da  Revolução Farroupilha .  O evento lembra o começo da  Revolução Farroupilha , a mais longa  revolução  do  Brasil , que durou quase  dez  anos   e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A  Semana Farroupilha  é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada :  as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros. Nos CTG,  Centro de Tradição Gaúcha , as atividades são muitas:  almoços campeiros, com um bom Churrasco, Arroz de China Pobre, Carreteiro, pratos típicos da culinária gaúcha: muitos Bailes, muitos concursos de Trovas, Declamações e música gaú...

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

. Queremos atingir a meta de  100% de vacinação na  Escola para Adultos. E quiçás  entre os blogueiros  que nos acompanham. Saiba mais: 27/04/2016 16h44   - Atualizado em   27/04/2016 16h44 Saúde inicia sábado vacinação contra gripe; meta é imunizar 49,8 milhões Campanha vai até o dia 20 de maio e não deve ser prorrogada, diz ministro. Vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B. Gabriel Luiz Do G1 DF FACEBOOK O ministro Marcelo Castro e a atriz Arlete Salles em divulgação nesta quarta-feira (27), em Brasília, de campanha de vacinação contra gripe (Foto: Gabriel Luiz/G1) A campanha nacional de vacinação contra influenza começa neste sábado (30), com objetivo de  imunizar 49,8 milhões de pessoas até dia 20 de maio , informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (24). A previsão é de que a campanha – que foi  antecipada em alguns estados e no DF  – não seja prorrogad...