quarta-feira, 18 de maio de 2011

Exercitar a mente e o corpo.


Com o passar dos anos é natural que a nossa memória apresente lapsos e que o nosso corpo apresente uma dificuldade maior para se movimentar. No blog da 3ª idade li as dicas seguintes sobre exercícios para a preservação da memória e para a manutenção da coordenação motora. É claro que ainda não estamos necessitando deles, mas para nos prepararmos para o futuro é bom que os conheçamos.

"Para exercitar a memória:

Inclua na sua rotina atividades diversificadas: pintura, teatro, costura, música, entre outras. Dessa forma, o cérebro não ‘enferruja’ e está sempre exercitando sua capacidade de memorizar. A leitura e contação de histórias (seja de um livro, de uma novela, de um filme) também podem ser grandes aliadas para exercitar a memória. Jogue dominó, cartas, xadrez e demais jogos que estimulam o pensamento. Faça palavras cruzadas, caça-palavras, brinque de forca com familiares e amigos. Essas atitudes simples também ajudam a manter a mente em atividade.

Para exercitar a coordenação motora:

Exercícios físicos são fundamentais para manter nossa capacidade motora ativa. Atividades como ioga, pilates e terapia ocupacional trabalham os movimentos corporais, mantendo as capacidades motoras sempre em prática.Os jogos motores são atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, mantendo a capacidade motora sempre ativa. Andar, saltar,correr, lançar objetos, empilhar objetos, fazer adivinhações, imitações, construir objetos a partir de sucatas, andar sobre linhas retas e curvas, enfim toda e qualquer atividade que sirva para movimentar o corpo e mantê - lo alerta serve como estímulo para a coordenação dos movimentos."

Portanto, mãos à obra.

Vamos nos movimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.