Pular para o conteúdo principal

DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E ESPANHOL


DIA DE CONTAR HISTÓRIAS DE SUA VIDA

Na última quarta-feira passada, tivemos  aulas inéditas: a união das disciplinas de História e Espanhol. Por que isso? 
Para  fazermos uma apresentação de nossa história de vida, contada , de preferência em espanhol, trazendo, objetos  que fossem daquele tempo.Idealizada pelas professoras de História, JAQUELINE  e de Espanhol, MÁRCIA, ideia que  merece os elogios e agradecimentos dos alunos, pelo desafio apresentado.Obrigada professoras.
Em cada uma das  12 apresentações, houve  diferenças: umas optaram por  falar mais em português, mas a maioria  no espanhol. , e algumas até as interpretaram, tal como aconteceu na época: Sonia  Tolfo  colocou seu vestido de noiva  para falar em seu casamento e Dirlane  trouxe o seu  para mostrar, assim como vários  objetos antigos.A colega Nilza  falou, quando foi Dama de Honra  de sua irmã, e trouxe o vestido (vide fotos). As irmãs  Séris e Cecília mostraram a árvore genealógica e seus objetos  e fotos  de infância.A colega Élida  mostrou  a árvore genealógica e o brazão da família Cervo. Izara discorreu brilhantemente em espanhol sobre fatos de sua vida.Ainda falaram  em espanhol, Marco e a esposa Maria Adele, contando de sua infância. Carmen idem.  Ana Emilia fez um vídeo com a retrospectiva em fotos, da  EA, de 2010 a 2015, E, Catarina Cigana nos brindou com "El Dia que me Quieras, com sua belíssima voz.
Escolhi falar   de minha família  e da  minha infância, num texto elaborado por mim mesma, passado ao espanhol, que  foi corrigido pela professora Márcia. Levei meu álbum de fotografias,  dessa época , assim como foto do casamento de meus pais, para ilustrar.
Foi  depois de todas essas apresentações, que  houve o delicioso chá  com salgados. E também, foi feita a foto, já tradicional,   com todos os presentes. 
Linda tarde  na Escola para Adultos!
Foi  depois de todas essas apresentações, que  houve o delicioso chá  com salgados. E também, foi feita a foto, já tradicional,   com todos os presentes. 
Linda tarde  na Escola para Adultos!





Comentários

  1. Desejo-lhe muitas felicidades querida amiga ,muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia, adorei sua visita,Apareça sempre.Pode colocar sem problemas,Ok.
    Um ótimo dia pra você.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Momentos que fazem muita diferença na nossa vida! Bj

    ResponderExcluir
  4. Very cool blog! I like it a lot.


    here are my links and if you like to follow just follow and leave me your links aswell and I'll
    follow back!



    My Blog
    Bloglovin | Instagram @suvarna_gold | LookBook | Facebook |


    Style up your Blog |
    Advertise your Blog |
    Stay Gold

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA NACIONAL DO LIVRO

Um dos meios de comunicação mais  importante no processo de desenvolvimento do indivíduo, é o  LIVRO .   O  dia 29 de outubro  foi escolhido para ser o  “Dia Nacional do Livro” , por ser a data de aniversário da fundação da  Biblioteca Nacional , que nasceu com a transferência da  Real  Biblioteca portuguesa  para o Brasil. Foi transferida dia 29 de outubro de 1810. O Brasil passou a  editar livros a partir de 1808  quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi  "Marília de Dirceu ", de  Tomás Antônio Gonzaga . O Portal Educar para Crescer da editora Abril elaborou uma lista de autores  brasileiros, para ler dos 2 aos 18 anos no site : http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ . Nas aulas de Português ( com a professora Rogéria) e Memórias e Crônicas (com a professora Andrea), estamos desenvolvendo temas  em forma de poesias, contos e crônicas, com o intuito de serem publicados  tão logo possamos.  Hoje eu deixo algumas frases

Encerramos 2013!

Adultos EnCanto no XI Sarau Literário. Tarde do Chapéu Encerramento do 2º semestre de 2013 Para encerrar as atividades do 2º semestre de 2013 realizamos e fotografamos momentos muito ricos em alegria, descontração e muita afetividade. Sábado, 23/11 nos fotografamos todas uniformizadas antes da apresentação do Coral Adultos Encanto no XI Sarau Literário Tássia Massaia Londero; na segunda, 25/11 nos fotografamos na Tarde do Chapéu para incentivarmos o uso desse acessório de proteção contra os raios UV; terça, 26/11 fizemos uma arrecadação de fraldas geriátricas descartáveis para doação; quarta,27/11 estava prevista a Cantata Natalina que foi cancelada em virtude da chuva torrencial que caiu em Santa Maria; quinta, 28/11 estava prevista uma visita à Sinagoga Yitzhak Rabin cancelada em virtude de viagem da pessoa responsável pelo templo; sexta, 29/11 foi o ponto culminante das atividades com o Almoço de Encerramento que este ano foi realizado na sede campestre da Sociedade

Comemorar ou celebrar?

Encontrei na agenda da FAMES 2007 um texto muito interessante de autoria de Floriano Serra (Consultor de RH especializado em comportamento humano) que diferencia COMEMORAÇÃO de CELEBRAÇÃO.Vou reproduzir alguns trechos do artigo para suscitar uma reflexão. "Comemorar e celebrar são a mesma coisa?... ...Comemoração, por exemplo, é interpretada e realizada como festa. Comemoram-se aniversários de nascimento, de casamento, de fundação, prêmios obtidos e momentos especiais... ...Em princípio, a celebração teria mais ou menos o mesmo sentido da comemoração mas hoje, no jargão organizacional, celebrar passa a ter um significado mais profundo, mais interativo, menos "festeiro"... ...Celebrar é compartilhar alegrias e vitórias , sem bandas e fanfarras.Celebra-se de modo discreto,quase silencioso,mas nem por isso menos intenso e verdadeiro.Para serem celebradas não precisam ser grandes alegrias e vitórias - até porque estas não têm tamanho ,peso nem altura. Ou são ou não são. Se s