Pular para o conteúdo principal

CONTINUAÇÃO DAS AULAS DE DIREITO


Em nossas aulas de Direito, com o Prof. Roberto Weber, estamos estudando o Código de Defesa do Consumidor. Para  o feedback, o professor  nos  trouxe  10 questões  que ocorrem mais frequentemente,  em relação às compras.ou seja,  a respeito de trocas, devoluções, produtos não solicitados, produtos viciados , dentre outros. Hoje  completo  com as outras 5 que  foram estudadas  nas aulas de ontem.
 Vamos a elas:

6 - Como proceder no caso de insatisfação com serviços prestados  fora do estabelecimento?
A 1ª coisa a ser feita é comunicar , por escrito (carta, e-mail, ) e entregar com  cópia protocolada. Nunca faça verbal.
, solicitando resolução.Se não houver, deve formalizar uma reclamação em um órgão de defesa do cpnsumidor, anotando número de protocolo, dia e horário 


7 - Para efetuar trocas de presentes, que não possuem nota fiscal, o que é preciso fazer e qual é o prazo?
1º- Se não apresentar vício (defeito), é preciso verificar se o estabelecimento aceita efetuar a troca, em caso afirmativo, é importante  que o presenteado  mantenha a etiqueta  do produto, ou outro comprovante disponibilizados pelo fornecedor.
Se o produto apresentar algum problema, o consumidor tem 90 dias  para reclamar, no caso de produtos duráveis, e 30 dias  para os não duráveis.

8 - Qual o direito do consumidor quando for lesado  em shows, peças de teatro ou eventos em geral?
Show  e outros eventos de cultura e lazer são serviços, logo encontram-se regidos  pelo CDC .
Se  for cancelado em virtude de força maior, o consumidor terá direito  ao reembolso do valor pago. Por outro lado, se não houver justificativa plausível, além do reembolso, cabe indenização por danos morais.  

9 - O que fazer em relação a problemas causados por serviços bancários, como taxas abusivas e cobranças indevidas?
O consumidor deve procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do banco  e relatar o problema, caso não seja resolvido deve procurar o gerente de sua agência  bancária Caso também  queria , constituir advogado.Se houve pagamento  do cobrado, pode  pedir para  receber  o dobro.

10 - Como agir ao receber um cartão de crédito não solicitado?
Inutilizar o cartão, quebrando-o. Fazer uma carta  ou e-mail  solicitando o cancelamento do cartão, anotando protocolo, dia, horário .Caso surjam cobranças referentes ao cartão não solicitado, procure o PROCON mais próximo de sua residência.


FAÇA VALER SEUS DIREITOS 

Comentários

  1. Importante postagem Lia, a maioria não tem noção nem que tem direito, obrigada por compartilhar, bjos Luconi

    ResponderExcluir
  2. Lindo post querida amiga ,aprender nao ocupa lugar especialmente quando nos e util demais para o dia a dia ,muitos beijinhos Lia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.

Postagens mais visitadas deste blog

Comemorar ou celebrar?

Encontrei na agenda da FAMES 2007 um texto muito interessante de autoria de Floriano Serra (Consultor de RH especializado em comportamento humano) que diferencia COMEMORAÇÃO de CELEBRAÇÃO.Vou reproduzir alguns trechos do artigo para suscitar uma reflexão.
"Comemorar e celebrar são a mesma coisa?...
...Comemoração, por exemplo, é interpretada e realizada como festa. Comemoram-se aniversários de nascimento, de casamento, de fundação, prêmios obtidos e momentos especiais...
...Em princípio, a celebração teria mais ou menos o mesmo sentido da comemoração mas hoje, no jargão organizacional, celebrar passa a ter um significado mais profundo, mais interativo, menos "festeiro"...
...Celebrar é compartilhar alegrias e vitórias , sem bandas e fanfarras.Celebra-se de modo discreto,quase silencioso,mas nem por isso menos intenso e verdadeiro.Para serem celebradas não precisam ser grandes alegrias e vitórias - até porque estas não têm tamanho ,peso nem altura. Ou são ou não são. Se são,…

Proteja o seu balão.

Na última quinta feira, tivemos uma aula extra de Gestão das Relações Humanas. O Prof. João Carlos nos surpreendeu com uma dinâmica que nos levou a encher balões, segurar um palito, fazer um círculo e jogando os balões para cima, mantê - los no ar, protejendo - os dos demais colegas. Passados alguns minutos, o professor nos instigou a atacar os demais balões com o intuito de afastar o "perigo" que eles significavam para o nosso balão. A partir daí foi um ataque geral, partimos com nossa "arma" para cima dos balões alheios e, um após outro, foram todos estourados.Feito isto, sentamo - nos e fizemos uma análise do nosso comportamento. Chegamos à conclusão de que demoramos para "agredir nossos adversários" porque, na realidade, não há competição entre nós, não nos vemos como adversários e, sim, como amigos, colegas. Em turmas de alunos mais jovens, segundo o professor, a iniciativa de furar o balão alheio, com o intuito de proteger o seu, é quase imediata.
Po…

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

. Queremos atingir a meta de  100% de vacinação na  Escola para Adultos. E quiçás  entre os blogueiros  que nos acompanham.
Saiba mais:

27/04/2016 16h44- Atualizado em27/04/2016 16h44
Saúde inicia sábado vacinação contra gripe; meta é imunizar 49,8 milhões Campanha vai até o dia 20 de maio e não deve ser prorrogada, diz ministro.
Vacina trivalente protege contra H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B. Gabriel LuizDo G1 DF
FACEBOOK