Pular para o conteúdo principal

"Singularidades" na Gare.

O grupo da EA em frente a Gare.

Jean Linck e sua obra.

Rafael Aranha e sua obra.

Profª Angélica e sua obra.

Élida analisando a escultura adquirida pela colega Tereza.

O grupo na plataforma da Gare.

O grupo no interior do trem.
Em mais uma atividade extra classe, a EA foi até a Gare da Viação Férrea de Santa Maria para apreciar a exposição de arte denominada "Singularidades". Através dos comentários feitos pela nossa professora Angélica e dos artistas Rafael Aranha e Jean Linck tivemos a oportunidade de conhecer e admirar trabalhos de vários artistas, entre os quais os citados acima. Foram momentos interessantes nos quais conhecemos as técnicas utilizadas, as motivações dos artistas e a expectativa de cada um.
Uma das obras expostas foi adquirida por nossa colega Tereza e foi exaustivamente comentada e fotografada pelo grupo.
Após a visitação à exposição, fomos dar um passeio pela Gare, onde não faltaram comentários saudosos sobre a época em que os trens transitavam por aqui. Infelizmente, o que antes era ocupado por centenas, milhares de pessoas que iam e vinham de todas as partes do RS, é hoje uma quase ruína, com muito poucos espaços preservados e utilizados. As fotos registram o grupo apreciando as obras de arte e explorando o interior de uma composição abandonada.
Faltou registrar que, como é hábito e como ninguém é de ferro, fizemos um lanchinho básico na Lancheria do Carrefour , também um ponto turístico pois foi a capela da Escola Artes e Ofícios e, hoje, restaurada abriga uma lancheria com um cardápio caprichado e onde se destacam os vitrais e um autógrafo de Iberê Camargo, ex-aluno da escola, que registru sua visita tempos atrás.
Uma tarde que reuniu arte, cultura, história e gastronomia, tem programa melhor?

Comentários

  1. que legal adorei
    http://midianmulata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Interessante ver como vcs têm atividades extra_classe ,Sonia.

    Bonito de ver!

    Obrigada pela visita e responda com comentário no meu se não está mais postando no seu blog "Mativa".

    Não recebo mais atualizações dele,somente desse.


    Beijos e ótima semana


    Donetzka

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É bom continuar activo depois da aposentação.
    Aqui em Portugal também existem um sem número de Universidades ou Academias Seniores com diferentes disciplinas . Eu frequento Inglês, Informática, Conferência sobre a cidade do Porto e Matosinhos, visitas guiadas a museus e passeios com fins culturais e recreativos. Gostei de conhecer as vossas actividades. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, mesmo sendo adultos parecemos crianças quando vamos a eventos assim né? Digo, quando voltamos a estudar, lembro quando eu voltei, tudo era novidade e os passeios eram sempre incríveis, nessas horas até me esquecia da idade...

    Gosto de passear por aqui, é lindo esse trabalho ..

    Sonia
    Deixo pra você abçs e carinhos,
    RM

    ResponderExcluir
  5. Oi,Sonia.Bom dia!

    Vou recolocar o mativva para receber atualizações em "meus blogs favoritos".

    Deixei esse porque nada recebia de novo do outro.Parou em um post antigo para mim.

    Mas como pode ser erro do blog,vai voltar,ok?

    Obrigada pela visita.

    Beijos e linda quinta!


    Donetzka

    ResponderExcluir
  6. Sonia, nossa EA está nos proporcionando muito conhecimento e alegrias.

    ResponderExcluir
  7. Lindíssimo o blog. Parabéns aos alunos, organizadores e professores da Escola para Adultos, pois é um local fantástico!
    Nossa tarde foi divertida, de muitos estudos, discussões e produzindo reflexões a cerca da arte. Estou adorando fazer parte destes processos.
    Abração

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga. Passando para lhe desejar uma ótima semana. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Foi ótimo conhecer vocês meninas!
    abraços
    Jean Oliver Linck

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do que leu? Comente, seu comentário vai nos deixar muito felizes.

Postagens mais visitadas deste blog

DIA NACIONAL DO LIVRO

Um dos meios de comunicação mais  importante no processo de desenvolvimento do indivíduo, é o  LIVRO .   O  dia 29 de outubro  foi escolhido para ser o  “Dia Nacional do Livro” , por ser a data de aniversário da fundação da  Biblioteca Nacional , que nasceu com a transferência da  Real  Biblioteca portuguesa  para o Brasil. Foi transferida dia 29 de outubro de 1810. O Brasil passou a  editar livros a partir de 1808  quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi  "Marília de Dirceu ", de  Tomás Antônio Gonzaga . O Portal Educar para Crescer da editora Abril elaborou uma lista de autores  brasileiros, para ler dos 2 aos 18 anos no site : http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/ . Nas aulas de Português ( com a professora Rogéria) e Memórias e Crônicas (com a professora Andrea), estamos desenvolvendo temas  em forma de poesias, contos e crônicas, com o intuito de...

SEMANA FARROUPILHA

A  Semana Farroupilha  é um evento festivo da  Cultura gaúcha ,  que se comemora de   14  a  20 de setembro  com desfiles em  homenagem   a  líderes  da  Revolução Farroupilha .  O evento lembra o começo da  Revolução Farroupilha , a mais longa  revolução  do  Brasil , que durou quase  dez  anos   e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade. A  Semana Farroupilha  é uma semana que todos gaúchos vão pras ruas comemorar, tomando um chimarrão e celebrando com desfiles, shows e se caracterizando de forma adequada :  as moças de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros. Nos CTG,  Centro de Tradição Gaúcha , as atividades são muitas:  almoços campeiros, com um bom Churrasco, Arroz de China Pobre, Carreteiro, pratos típicos da culinária gaúcha: muitos Bailes, muitos concursos de Trovas, Declamações e música gaú...

Proteja o seu balão.

Na última quinta feira, tivemos uma aula extra de Gestão das Relações Humanas. O Prof. João Carlos nos surpreendeu com uma dinâmica que nos levou a encher balões, segurar um palito, fazer um círculo e jogando os balões para cima, mantê - los no ar, protejendo - os dos demais colegas. Passados alguns minutos, o professor nos instigou a atacar os demais balões com o intuito de afastar o "perigo" que eles significavam para o nosso balão. A partir daí foi um ataque geral, partimos com nossa "arma" para cima dos balões alheios e, um após outro, foram todos estourados.Feito isto, sentamo - nos e fizemos uma análise do nosso comportamento. Chegamos à conclusão de que demoramos para "agredir nossos adversários" porque, na realidade, não há competição entre nós, não nos vemos como adversários e, sim, como amigos, colegas. Em turmas de alunos mais jovens, segundo o professor, a iniciativa de furar o balão alheio, com o intuito de proteger o seu, é quase imediata. Po...