Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2011

Ainda as comemorações pelos 89 anos do Colégio Centenário

O Coral Adultos EnCanto participou hoje, 30/03, de um momento musical com alunos do Ensino Fundamental do Colégio Centenário. Foram apresentadas 4 músicas: "Trenzinho caipira", "Céu, sol, sul", "Sombra fresca e rock no quintal" e "Para ser feliz", esta última acompanhada em cânone pelos pequenos numa demonstração de que faixas etárias bem distantes podem conviver harmoniosamente e realizar atividades em conjunto com amplo crescimento para todos. Uma bela experiência que oxalá seja repetida outras vezes!

89 anos do Colégio Centenário

Como parte das comemorações alusivas aos 89 anos do Colégio Centenário realizou - se, ontem, 29/03, o encontro de ex - alunas com alunos do Ensino Fundamental . As ex - alunas presentes: Zilah Monteblanco, Vera Bornemann, Maria Helena Machado e Gilda May Cardoso fizeram relatos de suas experiências enquanto alunas internas do colégio. A garotada ouviu atenta as histórias enquanto eram projetadas, num telão, fotos das turmas de alunas e alunos que passaram pelos corredores, pelas salas e pelo pátio do colégio. Foram momentos de bastante emoção e admiração pois quem contava se emocionava e quem ouvia ficava admirado com as diferenças entre o ontem e o hoje e de quantos momentos bons foram vividos nas dependências daquele que é chamado de "nosso 2º lar" por todas as gerações que por ele passaram. Os que passam e aqueles que ainda passarão, terão oportunidade de sentir todo o encantamento que é pertencer à Comunidade Centenarista!

Entrega de faixa comemorativa ao Colégio Centenário

Aí está a faixa que a Escola para Adultos mandou confeccionar para homenagear o Colégio Centenário pelos seus 89 anos dedicados à educação. Foi entregue pela aluna da EA, Sonia Tolfo, para a diretora do Instituto Metodista Centenário, Profª Luciana Dias para ser afixada no hall de entrada do Colégio. Uma justa homenagem uma vez que a EA faz parte da história do Colégio há 15 anos.
PARA MEDITAR COMO NA MÚSICA, A "PAUSA" NA VIDA TEM UMA FINALIDADE "Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música". Na melodia da nossa vida, a música é interrompida aqui e ali por "pausas"( períodos ou paradas forçadas que interrompem nossa vida, como perda de emprego, perda de um amor, doença, um plano fracassado, dedicação e esforço não reconhecidos por um chefe superior, etc)... E nós, sem refletirmos, pensamos que a "melodia" de nossa vida terminou (ou que não há mais esperança em nossa vida e ficamos emocionalmente tristes, desanimados, desiludidos, com um sentimento de vazio ...). Ficamos com esses sentimentos porque olhamos os acontecimentos somente pelo lado negativo e deixamos de ver que há um lado positivo: era preciso fazer uma pausa renovadora em nossa vida e olhar novos horizontes... Quando você tiver uma "pausa" na música de sua vida, faça um esforço para não ficar olhando negativamente, levante a cabeça e acr

TARDE DO CHAPÉU na EA

Da dir/esq,de cima p/baixo: Luis Fernando, Tina, MªTereza, Lorti, Oly, Nair, Soila, Elenir, Izara, Adele, Carmem, MªJacira, Lenir, Nadyr, Leda, SoniaG, Olgair, Élida, Lia, Ana Emilia, Gerci, Dirlane, Ana gilda,Tereza, CarmemR., Goreti, Vanda, Josefina e Sonia. Estes são os garbosos, elegantes e divertidos alunos da EA que compareceram e aderiram à Tarde do Chapéu que aconteceu hoje, 22/03 no Colégio Centenário.Outras tardes temáticas acontecerão, aguardem!

89º aniversário do Colégio Centenário

O Colégio Centenário foi fundado por missionárias americanas no ano de 1822 e, iniciou suas atividades em um chalé de madeira na Rua do Acampamento, (onde hoje temos os escombros do prédio incendiado). Há 89 anos iniciaram as atividades deste que tem sido um orgulho da comunidade santamariense. Na semana em que se comemora o aniversário do colégio serão realizadas várias atividades:as ex - alunas farão relatos da história nas salas de aula das Séries Iniciais, uma gincana entre alunos do Ensino Médio, um chá em comemoração do aniversário organizado pelas ex - alunas. A EA não poderia ficar de fora das comemorações e mandou confeccionar uma faixa alusiva com o seguinte texto: " A EA parabeniza o Colégio Centenário pelos 89 anos dedicados à educação", esta faixa será assinada pela Coordenação, professores e alunos e entregue à Direção para que seja afixada no hall de entrada do colégio. É a nossa maneira de participarmos das festividades deste que se tornou também o 2º lar de

HORÁRIO DA EA - 1ºsem/2011

A EA funciona à tarde, das 14 às 17h,de segunda a quinta feira, nas dependências do Colégio Centenário. Nesse semestre, a distribuição das disciplinas oferecidas ficou assim: Segundas feiras : Psicologia das relações afetivas -Prof. Marcelo Ustra; Gestão das relações pessoais - Prof. João Carlos Coelho Júnior; Dança - Profª Aline Fernandez e Musculação - Prof. Elton Moreira. Terças feiras : Bioética - Profª Karina Brunet; Filosofia - Prof. Rui Ferreira; Informática - Prof. Marcos Konzen. Quartas feiras : Direito - Prof. Roberto Weber e Angélica Cerdotes; Informática - Prof. João Pablo da Silva; Coral - Prof. Renato Tolfo. Quintas feiras : Culturas e sociedades - Profª Márcia Maggioni,; Português - Profª Rogéria dos Santos; Inglês - Profª Rogéria dos Santos; Alongamento - Estag. Camila; Musculação - Prof. Elton Moreira e Estag. Ederson. A Coordenação da EA está a cargo da Profª Tatiana Trevisan, Ms em Envelhecimento Humano,Coordenadora do Curso de Educ. Física da FAMES.

Tardes temáticas na EA

Decidimos, de comum acordo, que a cada 15 dias elegeremos um tema para caracterizar uma tarde na EA. O 1º tema escolhido foi -CHAPÉU -então, na tarde de 22/03, terça feira, todos os alunos que quiserem participar da brincadeira deverão vir portando um chapéu ou um boné ou uma bandana ou, ainda, uma tiara para que possamos nos divertir com a variedade de estilos dos adereços que virão. Vamos aliar aos estudos, uma atividade diferente e divertida. "O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário , com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça , servindo ainda para indicar hierarquia, função, condição social ou até mesmo o local de origem." (Wikipedia)

1ª viagem de estudos dos 15 anos da EA

A EA realizará no dia 08/04 sua 1ª viagem de estudos do ano de 2011, ano do 15º aniversário da Escola. as atividades serão no município de Santa Cruz do Sul,RS e, envolverão momentos de turismo histórico - cultural, gastronômico e de laser. Sairemos por volta das 6h30min do dia 08 e retornaremos no final da tarde do mesmo dia. Após o passeio postarei as fotos e os comentários sobre mais esta atividade da Escola. Ao lado uma imagem da Igreja de São João Batista do município de Sta Cruz, um dos pontos que será visitado pelo grupo.

1º dia de aula da EA

Iniciamos as atividades da EA no dia de hoje, 14/03, com a fala de boas vindas da Direção e da Coordenação,a fala da Pastoral, a apresentação dos professores, dos horários das aulas e a entrega de lápis, caneta, agenda e marcador de páginas para motivar os alunos durante este semestre. Nas próximas postagens vou fazer referência às disciplinas, professores e conteúdos para este semestre. É muito bom rever os colegas e ver renovadas as expectativas para mais um ano de convivência e aprendizado!

Teste durante a comemoração

Este grupo comemorava o Dia Internacional da Mulher e, como não consegui postar a imagem no blog mattiva, resolvi testar no escola e aqui deu certo. Não sei o que acontece. de qualquer forma Parabéns a nós mulheres!

Reinício das aulas na EA

Escola para Adultos está com inscrições abertas para o 1º semestre de 2011Aulas iniciam em 14 de março. Matrículas devem ser feitas na secretaria do Colégio Centenário O programa de extensão da FAMES, Escola para Adultos, está com inscrições abertas para o 1º semestre de 2011. As aulas iniciam em 14 de março e as matrículas devem ser feitas na secretaria do Colégio Centenário (Dr. Turi, 2003). O projeto, voltado para pessoas acima de 45 anos, oferece disciplinas como Inglês, Direito, Psicologia, Bioética, Gestão das Relações Pessoais, Filosofia, Português, Informática, Culturas e Sociedades, Dança, Coral, Musculação e Alongamento. As aulas semanais são realizadas de segunda a quinta-feira, no Instituto Metodista Centenário, das 14h às 17h30. Para a inscrição são necessários os seguintes requisitos e documentos: ter no mínimo 45 anos, xerox do RG, comprovante de residência e uma foto 3X4. A mensalidade é de R$ 50,00. Mais informações pelo telefone 3028.7010. Jornalista responsável: Ana

2011 - 15 anos da Escola para Adultos

Na última postagem, coloquei a nossa intenção de realizarmos 15 eventos para comemorar os 15 anos da EA. O 1º evento do ano foi o Pré - carnaval realizado na Área Verde do Condomínio Parque do Sol, no dia 02/03, às 18h30min. Foi um momento de muita descontração com os colegas fantasiados, animados pelos som das marchinhas dos carnavais de outrora e de músicas da Ivete Sangalo. Na foto, aparece o grupo que comparceu e levou toda a animação características dos alunos da EA. 2011 promete ser um ano de muita badalação, tomara que sobre tempo para estudarmos, pois pelo que sei os professores já estão à espera de seus "dedicados" alunos.

15 anos da Escola para Adultos

Em 2011 a EA completa 15 anos de funcionamento, foram anos de muitas atividades, muitas mudanças não só na escola como na instituição em que ela está inserida. à medida que o tempo passa mais e mais se consolida a ideia de que esta é um projeto que veio para ficar, semente bem plantada que em terreno fértil, germinou, brotou, cresceu, fortificou - se e, está definitivamente inserida na FAMES ( Faculdade Metodista de Santa Maria). Encerramos o ano de 2010 em grande estilo com uma festa de confraternização em local aprazível da 4ª Colônia - Quinta Dom Inácio, com a promessa de, em 2011, fazermos, no mínimo, 15 eventos de pequeno, médio e grande porte, para comemorarmos esta data tão significativa.